Você provavelmente já se fez essa pergunta mais de uma vez e, em várias outras vezes, sabia que tinha algo pra fazer, mas a lembrança das faturas nem passou perto da sua cabeça. Você, inclusive, coloca a culpa na memória quando recebe juros por um pagamento atrasado, acertei?
Mas já parou pra pensar que esquecer de pagar as contas do mês pode ser consequência de você passar o dia todo pensando em mil coisas ao mesmo tempo? O cansaço não é o resultado dessa nossa rotina estressante.
Dormir mal, não ter tempo para se cuidar e preocupação em excesso prejudicam a memória. E isso pode afetar sua saúde financeira também! Mas você não precisa simplesmente aceitar essa situação, ok?
Se você seguir essas 5 dicas que vamos te dar, poderá fugir do risco de ficar com o nome sujo ou abaixar seu score.
+ Score: como é calculado e o que fazer para aumentar a pontuação
1. Cole uma tabela em um lugar que você sempre veja
Você já deve ter ouvido aquele ditado “O que os olhos não veem o coração (e a memória) não sente”? Pois é! O bolso também não sente. Então, o primeiro segredo é tornar as datas de pagamentos bem visíveis!
Somos seres visuais, precisamos ver as coisas na nossa frente para entender, lembrar. Por isso faça uma tabela com todas elas e cole em um lugar de alcance máximo dos seus olhos – a porta da geladeira pode ser uma boa! – Assim, toda vez que você passar pelo local, se lembrará da tarefa.
+ Seguro de vida: Como funciona e vale a pena investir?
2. Coloque as contas fixas no débito automático
Aquelas contas que se repetem todos os meses, como o convênio médico ou a mensalidade da escola das crianças, podem ser colocadas no débito automático do cartão para que você não corra o risco de esquecer de pagar alguma conta. Já é uma preocupação a menos.
3. Adicione lembretes para essas datas
Hoje em dia existem vários aplicativos que geram lembretes para suas contas ou outras tarefas, mas você pode usar também o velho e bom calendário do celular para te ajudar a não deixar passar nenhuma data importante – você já faz isso com os aniversários dos familiares, que eu sei. Por que não fazer o mesmo com os vencimentos dos boletos?
4. Programe as datas das contas para o mesmo dia
Agendar todas as contas para serem pagas no mesmo dia do mês é uma boa medida para não se atrapalhar com as datas de pagamento e acabar esquecendo de alguma. Para melhorar ainda mais isso então programe o vencimento das contas para perto do dia em que você recebe seu salário.
Assim, você garante que ainda terá dinheiro disponível para arcar com esse compromisso e não corre o risco de gastar o dinheiro necessário com outras despesas.
5. Antecipe os pagamentos quando for possível
Se mesmo com todas essas dicas, você ainda se atrapalha, a melhor alternativa é pagar as contas antecipadamente. Logo que você receber o boleto, já acerte a despesa. Dessa forma, você garante que nada passará despercebido e não corre o risco de arcar com juros por atraso.
Mas não dá pra se preocupar só com o dinheiro e dívidas, ta bom? É ainda mais importante cuidar de si mesmo! Se a sua memória está sendo prejudicada, pode ser um aviso de que algumas mudanças no dia a dia devem ser feitas.
Saúde em primeiro lugar, sempre! Com todas essas dicas, se prepare pra dizer adeus aos juros por atraso e um olá ao seu aumento de score!
Gostou? Então comenta aqui e compartilhe essas dicas em suas redes 😉