nome sujo

Nome sujo? Saiba o que fazer

Nome sujo – você já esteve nessa situação? Esse é o termo popular para quem está com alguma restrição nos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC). Em geral, isso quer dizer que uma pessoa não pagou uma conta no prazo, ou não negociou uma dívida, por exemplo. Dessa maneira, os dados dela constam nesses serviços (como Serasa e Boa Vista) para proteger que oferece crédito. Hoje é comum as pessoas encontrarem na internet diversas soluções para “limpar o nome”, mas será que são seguras mesmo? Veja abaixo o que separamos para você não ficar na dúvida!

Nome sujo? Saiba o que fazer

O que significa “Nome Sujo”?

Nome sujo é como conhecemos popularmente a restrição nos Serviços de Proteção ao Crédito (SPC). Caso seus dados estejam com esses serviços (SPC / Boa Vista), quer dizer que você não foi bom pagador em algum momento e, a empresa a qual você ficou devendo recorreu a esses serviços para não ficar no prejuízo. Assim, enquanto essa pendência financeira não for regularizada, lojas, bancos, financeiras e outros poderão ver que você tem uma pendência.

Como meu nome ficou sujo?

Isso acontece quando você deixou alguma pendência financeira por muito tempo e não regularizou junto a instituição que estava devendo. Geralmente a instituição (loja, mercado, banco, financeira, instituição de ensino, etc…) informam que há débitos pendentes e você precisa regularizar. Quando isso acontecer verifique o que aconteceu, a procedência e veracidade dessa informação e se programe para pagar. Adiar esse pagamento pode fazer com que seu CPF fique com restrição.

Como saber se meu nome está sujo?

Caso receba alguma ligação de cobrança, não dê seus dados pessoais sem a certeza de que aquela informação é segura. As empresas geralmente ligam para informar que há débitos em aberto, caso receba essa ligação e já saiba da dívida, se programe para pagar. Caso não saiba do que se trata, vá até a instituição e solicite mais informações. Jamais informe seu CPF, nome da mãe, senhas de banco e outros dados sigilosos, cuidado!

Porque meu nome ficou sujo?

Caso tenha algum débito, parcela ou boleto em atraso, a instituição a qual você está devendo vai informar-lo sobre. Em caso de não regularização do pagamento, ela informa ao SPC que você não é bom pagador. Isso serve para que outras empresas saibam sobre seu histórico de pagamentos e decidam sobre te oferecer crédito ou não. Caso isso aconteça, tenha calma e procure regularizar o quanto antes.

Como evitar que meu nome fique sujo?

Tenha controle das suas contas – é importante saber de boletos que estão próximos ao vencimento, ficar atento a ligações do setor financeiro informando que algo não foi pago e, principalmente, se programar para não ter nada fora do controle. Manter um bom histórico de pagamento é essencial para que você não tenha crédito negado, consiga financiar um imóvel ou automóvel sem preocupações e tenha cartão de crédito aprovado, por exemplo.

Como limpar meu nome?

Caso seu CPF fique com restrição, procure a instituição financeira a qual você está devendo e negocie a dívida o quanto antes. Na maioria dos casos a instituição tem um setor próprio para cuidar de negociações e encontrar a melhor situação para você e para eles. Quanto antes você regularizar a situação, melhor para sua saúde financeira.

2 comentários em “Nome sujo? Saiba o que fazer”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *