Black Friday – Saiba como aproveitar sem se endividar!

A Black Friday está chegando e as promoções começam a pipocar no e-mail, SMS e televisão. Sendo assim, para muitos produtos, vale a pena acompanhar os preços e se preparar. Já em outros casos a vantagem é pequena. Ainda que muitas lojas façam promoções relâmpago, não podemos comprar por impulso e acabar criando uma dívida desnecessária. Veja abaixo as principais dicas para não cair em uma cilada:

Black Friday não é para todo mundo

Você está acompanhando os valores de um aparelho de celular, de um móvel ou até de um eletrodoméstico? Esse pode ser o momento ideal para comprar! Caso você saiba a média de preço de um produto ou serviço em outras épocas do ano, veja agora se vale a pena comprar na Black Friday. Em muitos casos, o consumidor não acompanha a variação de preços e, quando chega a Black Friday, pensa que está saindo na vantagem. Isso acontece quando as lojas não dão descontos muito vantajosos, mas a propaganda enche os olhos e achamos que é um descontão.

Nesses casos, compre apenas se você realmente precisar do produto ou serviço. Garantir um desconto para algo que está nos seus planos é a melhor situação. Jamais compre por impulso ou por achar que o desconto é vantajoso, quando não é.

Black Friday ou Black Fraude ?

A maioria dos consumidores apelidou a Black Friday no Brasil de Black Fraude. Isso acontece por que as lojas aumentam os preços alguns dias antes, no dia da Black Friday dão descontos. Por isso, acompanhe os valores e condições de produtos que você realmente precisa.

Outro ponto é que, pensando que é uma vantagem, compramos “gato por lebre”. Sabe aquela promoção por e-mail com um R$9,90 bem grande e letras pequenininhas? Você compra achando que esse é o valor final, quando na verdade é o valor da parcela. Muito cuidado! Verifique todas as condições antes de finalizar a compra. Além disso, compre apenas em sites confiáveis, com boa reputação e de seu costume. Podem aparecer lojas online com preços incríveis, porém fraudulentas.

Como saber se o site é confiável para comprar?

Primeiro de tudo: você conhece essa loja? Ou conhece alguém que já comprou com ela? Além disso, verifique a reputação desse site no Reclame Aqui, Buscapé e Bondfaro para entender como ela se relaciona com os clientes. Além disso, é possível ver a variação de preços do produto.

Não só isso, verifique também o meio de pagamento. Sites de compra confiáveis tem certificações como Mercado Pago ou PagSeguro. Nunca coloque seus dados pessoais e número do cartão de crédito em sites duvidosos!

Vale a pena comprar viagens na Black Friday?

A resposta para você é: depende das condições. Em caso de viagens, é muito importante saber todas as condições, o que está incluso e o que não está no pacote. Por se tratar de um serviço que pode ser ofertado fora de temporada, cuidado! A sua viagem pode acabar acontecendo em um momento que você não pode ir, como em dias de semana ou horários restritos. Muitas companhias aéreas e sites de viagens vendem pacotes e passagens para a baixa temporada. Caso você possa viajar no período descrito, é só arrumar as malas!

Em resumo, verifique sempre a loja, as condições da compra e se você realmente precisa do que está comprando. Acima de tudo, evite gastar além do que você pode pagar. Tem mais dúvidas? Conta com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *