o-que-e-fintech

Afinal, o que é uma fintech?

Fintech é um termo em inglês que define empresas de tecnologia que trabalhem com finanças. Financial e Technology (ou finanças e tecnologia) são a base para empresas que oferecem serviços financeiros de maneira online.

Há alguns anos precisávamos ir até uma agência bancária para fazer uma transferência (TED ou DOC) para outra pessoa, por exemplo. Depois os bancos começaram a trabalhar com aplicativos e internet banking, onde a maioria dos serviços pode ser feita pelo computador ou celular. Por questões de segurança alguns serviços ainda ficavam restritos à agência física do banco, bem como assinatura de contratos, simular empréstimos ou enviar documentos. Contudo, nem sempre é possível se deslocar até uma agência, é complicado passar pelas portas giratórias e cansativo ficar nas filas.

fintech o que é

Hoje em dia já é possível fazer todos esses serviços de maneira online, pelo computador e celular! Da mesma forma que antes você tinha serviços oferecidos pelo gerente, hoje esses serviços estão na palma da mão. A tecnologia desenvolvida por fintechs é sempre voltada para a facilitação de serviços e melhorar a sua experiência com serviços financeiros. O EasyCrédito, por exemplo, desenvolveu sistemas anti-fraude que permite você solicitar empréstimo pelo celular, enviar documentos e até assinar o contrato online. Do nosso lado, também estamos protegidos por esse sistema, assim pessoas mal intencionadas não podem solicitar empréstimo no nome de outra pessoa.

Transferimos tudo para o digital

Você provavelmente já entrou em uma agência de banco, não é? Depois que você passa pela porta giratória (oh dificuldade…) você tem acesso a empréstimos, investimentos, pode falar com o gerente, movimentar sua conta e diversos outros serviços financeiros. Uma fintech faz o trabalho de unir todos esses serviços dentro de um site ou aplicativo. Imagina fazer tudo o que você fazia em uma agência, porém sem precisar passar pela porta giratória. Esse é o trabalho de uma fintech – facilitar a sua relação com o dinheiro.

Nós gastamos menos que o seu banco

Sim, ser digital nos faz mais econômicos que os bancos tradicionais. Isso porque não temos agências nas ruas, dificilmente imprimimos papéis e mandamos para a sua casa e nos comunicamos digitalmente. Uma fintech procura meios de ser sustentável economicamente, calcular exatamente quanto irá custar as ações de publicidade e isso nos dá a possibilidade de investir onde vale a pena: a sua boa experiência com o serviço.

Fintech – Experiência positiva com dinheiro

Fale o nome do seu banco em voz alta, a primeira imagem que vem na cabeça é uma fila enorme? Pois é, essas experiências negativas que você já teve com o seu banco ficaram no passado. As fintechs trabalham com as dores que os clientes sentiam, que nós sentíamos ao usar os bancos tradicionais. Ficar em fila, ligar para a central, passar pela porta giratória ou até perder horas para falar com o gerente… tudo isso ficou no passado. Hoje o último recurso de um cliente de uma fintech é ligar para resolver algum problema.

E ai, quais fintechs você conhece que estão revolucionando o mercado financeiro? Comenta ai embaixo! Se tiver dúvida, pode deixar que eu respondo também 😉

1 comentário em “Afinal, o que é uma fintech?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *