mulher-sorrindo-pegar-emprestimo-pessoal-easycredito

4 momentos em que pegar um empréstimo pessoal pode ajudar

Falar em pegar um empréstimo pessoal para algumas pessoas pode parecer que você está contando uma história de terror. Já outras acham que não tem nenhum problema, que ele é melhor amigo e saem pegando sem nenhum critério. E existem também as pessoas que não querem pedir ajuda porque sentem vergonha de estar nessa situação.

O fato é que o crédito pessoal não deve ser a primeira opção, mas ele existe para te ajudar em situações pontuais, por exemplo: pagar por um imprevisto, trocar uma dívida alta por uma menor, investir no negócio próprio ou realizar um Sonho. Ainda assim devemos ter cuidado. 

Entenda o que levar em consideração em cada uma desses motivos.

1. Empréstimo Pessoal para ajudar em um imprevisto 

Batida de carro; um problema de saúde; cano estourado em casa; esses são alguns exemplos de imprevistos que podem acontecer em nossa vida.

mulher-assustada-pegar-emprestimo

Quando aparece algo assim, é comum desesperar 😰. Por outro lado, sabemos que o pânico nunca é bom conselheiro, principalmente na hora de contratar um empréstimo. 

Por isso, antes de tudo, analise qual a urgência do caso e se não existe outra maneira de conseguir o dinheiro. Caso entenda que o empréstimo é a melhor opção, tome alguns cuidados. 

  • O ideal é não pegar a primeira oferta que surge sem avaliar outras
  • Pesquise taxas sempre verificando se a instituição financeira está te mostrando o total de taxas, impostos e seguros que serão cobrados. Uma boa forma de fazer isso é calculando o valor total que será pago para a instituição. 

Por fim, avalie se as condições de pagamento estão dentro da sua realidade financeira e quais formas cada oferta tem para negociações e ajustes caso sejam necessários.

+ Tipos de Empréstimo Pessoal Online – conheça todos

2. Trocar uma dívida alta por uma menor

A facilidade de acesso do cheque especial e o rotativo do cartão de crédito são duas opções muito atrativas, mas que podem causar uma enorme dor de cabeça devido a taxa de juros altas. Muitos brasileiros acabam se rendendo ou precisando utilizar o limite e acabam com dívidas muito altas e até seu nome negativado.

Em janeiro deste ano, a taxa de juros média do cartão de crédito marcava um pouco mais de 12%, enquanto a do cheque especial, imposta pelo Banco Central, foi reduzida para 8% não podendo aumentar.

Se você já está enrolado em algum desses problemões modelos, ou nos dois, o empréstimo pessoal pode ser uma boa saída. Afinal com ele é possível conseguir uma taxa bem menor, dependendo do tipo de empréstimo e do seu score de crédito. A taxa pode chegar a 2% de juros ao mês, ou seja, bem menor em comparação ao cheque especial e o cartão de crédito. 

A solução é simples: pegue um empréstimo no valor total da sua dívida no cartão, cheque especial ou qualquer outra negociando juros mais baixos. Assim você paga sua dívida alta e permanece somente com um novo débito com taxa reduzida e economiza a diferença dos juros. 😉

3. Investir no negócio próprio

Empreender não é fácil, nós sabemos. Alguns pontos são muito importantes como: planejamento estratégico, monitoramento e análise. Portanto, decidir quando investir mais dinheiro no seu negócio ou contrair uma dívida deve passar por esses pontos. 

Se faça algumas perguntas durante esse processo de decisão. 

  • Essa é uma oportunidade que faz sentido para o atual momento do negócio? 
  • Quanto esse dinheiro impactará na melhoria do seu produto/serviço?
  • Você tem fluxo de caixa para dar conta do pagamento das parcelas? 
  • Como pode enxugar os gastos da empresa durante o pagamento?
  • Quando espera recuperar esse dinheiro?

As suas respostas às perguntas vão mostrar informações para decidir se essa é a hora certa para pegar o empréstimo.

Já se você ainda não empreende mas quer tirar seu sonho do papel, antes de mais nada é importante analisar sua ideia de negócio; se resolve um problema real, se existe mercado para o produto/serviço, e acima de tudo se você tem condições de levá-la adiante. 

Se a maioria das respostas forem “sim”, então pisa fundo e utilize a solução do empréstimo pessoal a seu favor. 👍

4. Ajuda para realizar um Sonho

homem-branco-blusa-vermelha-sorrindo-emprestimo

Cada um de nós têm algum sonho, pode ser ele: Um curso que pode dar um empurrãozinho na carreira; Viajar para a Europa; O automóvel que aquele amigo está vendendo; A festa de casamento. Será que vale pegar um empréstimo pessoal para realizar o seu sonho? A resposta na maioria das vezes é: depende.

Em primeiro lugar você precisa refletir se essa é uma oportunidade única. Depois pense o quanto é necessário, por exemplo um sonho é uma realização pessoal que às vezes vai além de ter algo físico como uma viagem. Por último, em quanto tempo você conseguirá pagar pelo empréstimo sem comprometer demais a sua renda.

Caso você perceba que pode esperar para realizar esse sonho, tem algumas boas opções para te ajudar. Você pode ir juntando o valor necessário economizando um pouco todo mês ou tentar fazer um dinheiro extra, para realizar seu sonho sem deixar dívidas te esperando em casa. 

Já se for uma oportunidade única e que você considera indispensável nesse momento, o empréstimo realmente pode ser uma boa pedida.

+ Despesas pessoias: 3 passos para organizar

Dica: Na hora de pedir o empréstimo

Pensou em todos os aspectos apresentados e decidiu que é o momento de pegar um empréstimo pessoal? Então, tenho um checklist para você:

1- Realize simulações em mais de uma instituição financeira na internet;

2- Sempre compare as taxas totais que serão cobradas;

3- Escolha a forma de pagamento, lembrando que quanto mais parcelas, maiores serão juros;

4- Tenha os comprovantes de renda e documentos de identificação em mãos;

5- Espere a análise de crédito da empresa e verifique a sua conta.

Ainda tem mais essa! 

Para facilitar, no EasyCrédito você tem ajuda em apenas um cadastro online pelo computador ou celular. Você diz quanto você quer na simulação e a gente encontra as melhores propostas de acordo com o seu perfil em mais de 40 instituições financeiras.

E aí, vamos ver quais propostas te aguardam?

Botão-easycredito-simule-agora-emprestimo-pessoal


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *