globo-azul-de-brinquedo-sobre-a-mesa

Score: como é calculado e o que fazer para aumentar a pontuação

Em algum momento você já precisou (ou ainda pode precisar) parcelar uma compra, conseguir um empréstimo ou ter um cartão de crédito.

Porém dificilmente os bancos ou as instituições financeiras atendem esse pedido imediatamente, de forma simples. E pensando em solicitações você já deve ter ouvido a palavra score no meio desse assunto de crédito. Mas você sabe o que ele significa?

Quando você solicita alguma solução financeira, seja ela cartão de crédito, empréstimo ou um financiamento, por exemplo. As empresas costumam te dar um chá de cadeira demorar para responder e usam esse tempo para fazer uma espécie de varredura no seu passado como cliente nessa vida.

Durante essa radiografia buscam informações sobre o histórico de pagamento de quem pediu o crédito ou pretende parcelar a conta. O objetivo deles é evitar, ao máximo, serem passados para trás.

Isso mesmo! Assim como eu ou você, ninguém quer levar um calote, deixar de ser pago. E para as empresas a saída é buscar apoio no score de crédito.

Score é uma espécie de nota para avaliar a capacidade de pagamento de alguém, ou seja, a maior possibilidade da pessoa honrar (ou não) o compromisso assumido. 

+ 5 Dicas para Organizar as Finanças durante a quarentena

Resumindo, se você que quer um empréstimo ou cartão e tem um histórico de pagamentos sem atrasos, nunca teve o nome negativado, você é quem eles amam e procuram. Afinal quem não gostaria de um bom pagador?

Entretanto, se você não faz parte dessa parcela privilegiada. Vou te explicar como é calculado o danado do score e como a gente consegue te dar um força pra fazer ele subir.

Como o score é calculado?

Gente, já adianto que não existe um jeito único nem uma fórmula simples para isso.

Normalmente cada lugar adota um sistema bastante específico. O ingrediente comum de quase todos são as informações públicas vindas de empresas que trabalham exatamente com isso. Você já deve ter ouvido falar desses lugares. São os chamados bureaus de crédito.

O nome é um pouco estranho. Difícil até de falar. Porém se eu te disser que a Boavista, o Serasa e SPC são exemplos de bureaus acredito que a conversa fica bem mais tranquila. 

O que você precisa saber também é que o score costuma variar entre 0 e 1.000 pontos, e quanto mais alto ele for menor a chance da pessoa ser inadimplente, ou seja, menor chance dela já ter deixado de pagar algo, atrasado muitas vezes ou até sido negativada por uma dívida.

  • 0 a 300 pontosalto risco de inadimplência
  • 301 a 700 pontosrisco médio de inadimplência
  • 701 a 1.000 pontosbaixo risco de inadimplência
Não vem apenas de uma ação

Como eu já falei , o cálculo do seu score não vem apenas de um único fator. O endereço, idade e a busca constante também podem afetar na sua pontuação. Os dados são cruzados pela instituição e cada uma tem seu modo. Só para você entender porque alguns pontos afetam o seu placar.

Endereço – sua contagem de pontos pode diminuir conforme o perfil da região onde você mora. Por exemplo: mercado de trabalho ou índice de inadimplência na área, pois esses fatores também são levados em conta.

Idade – estatisticamente, os consumidores mais velhos têm menos chances de descumprimento de suas dívidas do que aqueles mais jovens. Por isso, os mais jovens podem ser considerados pelas empresas mais propensos a não quitar suas dívidas e serem negados para determinados pedidos.

Busca constante por crédito – quando o consumidor tem muitas consultas de crédito, elas ficam registradas gerando um histórico dos últimos 90 dias. O que pode significar que está “atirando para todos os lados” e assim incentivar a queda dos seus pontos.

Dica Easy: Muitas consultas diminuem o seu score, porém você não pode deixar de consultar as possibilidades e avaliar a melhor proposta. É aí que a gente entra em ação! \o/
Em apenas uma consulta no seu score nós trazemos várias propostas de acordo com o seu perfil de pontuação e assim conseguimos evitar que seus pontos caiam.

Vantagem de ter um bom score

Imagine a situação. Uma pessoa quer parcelar a compra, pediu um cartão de crédito ou precisa de um empréstimo. Se a empresa consultar o nome dela e verificar o Score em torno de 300 pontos, ela terá mais dificuldade da empresa atender a sua solicitação.

Por outro lado, se na mesma situação a pessoa agora possui uma pontuação em torno de 800 pontos o tratamento costuma ser bem diferente com direito a tapete vermelho. A tendência é de liberar um limite maior no cartão, parcelar a compra em mais vezes ou permitir que o empréstimo seja pago em mais parcelas e com taxa de juros menor.

Por isso vou te mostrar alguns hábitos para melhorar isso mais rápido e você conseguir ter mais chances de acesso as soluções. Vamos lá!

1 – Abra seu cadastro positivo de bom pagador

O cadastro positivo é uma forma de melhorar a precisão do Serasa Score, pois as informações de contas pagas em dia também entram na pontuação. Acima de tudo mantenha ele atualizado. Trate o score como trata seu histórico profissional, currículo, porque seus últimos cargos ocupados pesam na avaliação. 

2 – Pague as contas na data certa

Acontece da gente esquecer e atrasar uns dias, mas isso não pode ser uma rotina se você quer aumentar o seu score. Pode parecer uma coisa boba, porém é algo que influencia também na sua nota.

3 – Evite ficar com o nome “sujo” 

Lembre de renegociar as dívidas se elas estiverem um pouco mais altas do que você pode pagar, escapando do seu orçamento. É melhor reavaliar as contas do que deixar o seu nome ficar negativo.  Vamos evitar o efeito bola de neve #semboladeneve.

É preciso paciência se você está nessa situação. Vai levar um tempo para o seu status mudar depois de ficar tudo certo, tudo no azul! Não é tão rápido como nas redes sociais que é só atualizar o status e todo mundo já sabe.

4 – Use bem as linhas de crédito

Utilizar o cartão de crédito pode aumentar o seu score, porque é um sinal de participação no mercado e, pagando de forma correta, gera um aumento na confiança.

Gostou das informações? Então comenta aqui e compartilha nas redes sociais 😉

banner-easycredito-simule-agora-score

Veja mais dicas no nosso blog clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *