Segurando a tentação: 4 dicas para controlar os gastos por impulso

Assumir o controle do dinheiro não é uma tarefa fácil. Você se planeja, pensa em estratégias para reduzir os gastos e anota os objetivos, tudo certinho. Mas aí no meio do caminho, você encontra aquele sapato lindo, uma blusa perfeita ou até mesmo aquele restaurante novo com uma comida que todos falam bem e tudo vai por água baixo. 😥

Esses gastos por impulso são velhos conhecidos de todo mundo. E eles nem são assim tão ruins, viu? Às vezes é muito bom uma novidade no meio do mês. O grande perigo para sua conta está em aumentar essa frequência! Não costuma ser simples arcar com todas as necessidades básicas, gastos extras não planejados e, ainda, compras inesperadas.

+ Saiba como aumentar a renda ou ganhar dinheiro sem sair de casa

Por isso, conhecer algumas dicas pra evitar os gastos por impulso pode ser um grande aliado na hora de cuidar do dinheiro! Que tal conhecer algumas que a gente separou? Olha só:

1 – Espere!

Se não estava nas suas necessidades, você não precisa do produto naquele momento em que o encontrar na loja. Ele acaba sendo uma compra por impulso. Então, não tem problema nenhum esperar um pouco para comprá-lo. Talvez algumas horas, um dia ou até uma semana – escolha qual é o período que dá certo para você. 

Deixar a compra para depois, garante aquele momentinho para você dar uma pensada e analisar se a despesa vale a pena. Pode ser até que você perca interesse que sentiu logo que viu o produto pela primeira vez. E se isso acontecer, é porque ele nem era tudo isso, certo?!

Aprenda a dizer para você mesmo, igual fala para os vendedores, que você vai dar só uma voltinha e na volta você passa. 😉 

2 – Entenda suas tentações e separe um valor para elas

Todos tem alguma tentação na hora das compras. Talvez você ame comprar roupas. Não consegue dizer não para aquele sapato novo. Ou gaste boa parte do seu salário com comida como eu. Entender essas preferências é super importante para saber quando você corre o maior risco de gastar por impulso. 

Também é o melhor para poder entender o que você talvez tenha que manter no seu planejamento. Porque mesmo desejando economizar, se você abandonar completamente aquilo que te dá prazer só porque é supérfluo pode não ser uma boa escolha. Pois em algum momento você pode sentir falta e acabar chutando o balde.

Assim, uma coisa a fazer é separar uma quantia mensal para cobrir esse tipo de gasto. Aí, você se compromete a não extrapolar o planejado e evita os gastos por impulso.

3 – Deixe o cartão de crédito em casa e não leve mais dinheiro do que pretende gastar

Já ouviram a frase “Dinheiro na mão é vendaval”? Pois é! Às vezes compramos coisas que não estávamos esperando porque temos dinheiro disponível pra isso. Então, se você está comprometido(a) com o planejado, saia de casa somente com a quantia que pretende gastar. 

+ Descubra 4 benefícios para você que usa o cartão de crédito

Está precisando de uma calça? Vá à loja somente com o valor que está disposto a pagar. Se for com mais, é capaz de sair de lá com a produção completa da cabeça aos pés. O mesmo vale, por exemplo, para uma ida ao mercado.

Mas nesse caso, a gente sabe que às vezes dá vontade de comprar algo diferente para experimentar. Por isso, teste levar alguns reais a mais reservados para isso. Porém nessa hora você terá que fazer escolhas! Não deixe de colocar as opções na balança.

4 – Faça uma lista de coisas que precisa comprar e siga

Outro jeito de evitar os impulsos é se manter atento(a) ao que você realmente precisa. Portanto faça uma lista com esses itens necessários e leve sempre com você. Assim, vai ser mais fácil manter o foco e não se confundir com aquilo que já estava no orçamento. Seja determinado(a) com a sua lista! Não deixe ela de lado logo na primeira semana.

Se o seu objetivo é evitar os gastos por impulso que vêm atrapalhando o seu planejamento, essas dicas vão te ajudar! Teste cada uma das dicas e descubra qual delas combina mais com o seu perfil e volte aqui para contar pra gente. 😉

banner-easycredito-gasto-por-impulso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *