mulher-pensativa-contas

Será que esqueci de pagar alguma conta?

Você provavelmente já se fez essa pergunta mais de uma vez e, em várias outras vezes, sabia que tinha algo pra fazer, mas a lembrança das faturas nem passou perto da sua cabeça. Você, inclusive, coloca a culpa na memória quando recebe juros por um pagamento atrasado, acertei? 

Mas já parou pra pensar que esquecer de pagar as contas do mês pode ser consequência de você passar o dia todo pensando em mil coisas ao mesmo tempo? O cansaço não é o resultado dessa nossa rotina estressante.

Dormir mal, não ter tempo para se cuidar e preocupação em excesso prejudicam a memória. E isso pode afetar sua saúde financeira também! Mas você não precisa simplesmente aceitar essa situação, ok?

Se você seguir essas 5 dicas que vamos te dar, poderá fugir do risco de ficar com o nome sujo ou abaixar seu score.

+ Score: como é calculado e o que fazer para aumentar a pontuação

1. Cole uma tabela em um lugar que você sempre veja

Você já deve ter ouvido aquele ditado “O que os olhos não veem o coração (e a memória) não sente”? Pois é! O bolso também não sente. Então, o primeiro segredo é tornar as datas de pagamentos bem visíveis!

Somos seres visuais, precisamos ver as coisas na nossa frente para entender, lembrar. Por isso faça uma tabela com todas elas e cole em um lugar de alcance máximo dos seus olhos – a porta da geladeira pode ser uma boa! – Assim, toda vez que você passar pelo local, se lembrará da tarefa.

+ Seguro de vida: Como funciona e vale a pena investir?

2. Coloque as contas fixas no débito automático

Aquelas contas que se repetem todos os meses, como o convênio médico ou a mensalidade da escola das crianças, podem ser colocadas no débito automático do cartão para que você não corra o risco de esquecer de pagar alguma conta. Já é uma preocupação a menos.

3. Adicione lembretes para essas datas

Hoje em dia existem vários aplicativos que geram lembretes para suas contas ou outras tarefas, mas você pode usar também o velho e bom calendário do celular para te ajudar a não deixar passar nenhuma data importante – você já faz isso com os aniversários dos familiares, que eu sei. Por que não fazer o mesmo com os vencimentos dos boletos? 

mulher-com-lembrete-colado-na-testa-pagar-contas

4. Programe as datas das contas para o mesmo dia

Agendar todas as contas para serem pagas no mesmo dia do mês é uma boa medida para não se atrapalhar com as datas de pagamento e acabar esquecendo de alguma. Para melhorar ainda mais isso então programe o vencimento das contas para perto do dia em que você recebe seu salário

Assim, você garante que ainda terá dinheiro disponível para arcar com esse compromisso e não corre o risco de gastar o dinheiro necessário com outras despesas.

5. Antecipe os pagamentos quando for possível

Se mesmo com todas essas dicas, você ainda se atrapalha, a melhor alternativa é pagar as contas antecipadamente. Logo que você receber o boleto, já acerte a despesa. Dessa forma, você garante que nada passará despercebido e não corre o risco de arcar com juros por atraso. 

Mas não dá pra se preocupar só com o dinheiro e dívidas, ta bom? É ainda mais importante cuidar de si mesmo! Se a sua memória está sendo prejudicada, pode ser um aviso de que algumas mudanças no dia a dia devem ser feitas.

Saúde em primeiro lugar, sempre! Com todas essas dicas, se prepare pra dizer adeus aos juros por atraso e um olá ao seu aumento de score!

Gostou? Então comenta aqui e compartilhe essas dicas em suas redes 😉

banner-parceiros-easycredito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *