API: O Garçom dos Negócios.

API: O Garçom dos Negócios

Nós que estamos cada vez mais ligados a tecnologia sabemos o quão difícil é acompanhar todas as informações a nossa volta. Pode ser que você já tenha escutado em algum momento alguém falar sobre API.

Se você é um desenvolvedor esse nome é muito comum. Por outro lado se você é um empresário ou está ligado aos negócios esse nome pode parecer um pouco estranho. Mas não se preocupe, aqui vamos explicar o que é uma API e como ela pode beneficiar o seu negócio!

No mercado

As APIs estão sendo utilizadas estrategicamente por empresas que atuam em diversos segmentos, desde startups até multinacionais. O Principal motivo pelo qual o uso de APIs é altamente recomendável está na sua capacidade de integrar funcionalidades, proporcionando agilidade e redução de custos entre os processos distribuídos em vários sistemas.

+ 5 anos do Easycrédito: experiência e conquistas como fintech

Com uma integração via API, a empresa pode gerenciar o tempo de solicitação e respostas para um determinado serviço, acrescentar compra embarcada para seu e-commerce ou até mesmo gerenciar solicitações do seu aplicativo mobile. Isto entre outras 1001 funcionalidades.

E o que seria uma API?

API é a abreviação de Application Programming Interface. Trata-se basicamente de um conjunto de rotinas que processa respostas seguindo padrões estabelecidos por um software ou web service. Ou seja, é um sistema automático que lê informações e faz com que dois bancos de dados conversem entre si. O que dispensa a necessidade de um intermediador manual.

As comunicações entre APIs geralmente ocorrem por padrões de adesão ampla como, por exemplo: SOAP (baseado em XML) e REST (baseado em JSON). Com a utilização destes padrões de sistema construídos, por paradigmas, linguagens e tecnologias diferentes, conseguem operar em perfeita harmonia, nos passando a sensação de continuidade ao longo de uma jornada de consumo de serviços ou produtos online. Por isso falamos lá no início que a API é um grande Garçom, ela intermedeia um processo deixando ele mais contínuo.

Dúvidas? Acesse nossos canais oficiais!

Conte com a EasyCrédito para conseguir seu empréstimo!

1 comentário em “API: O Garçom dos Negócios”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *