O que acontece se eu atrasar um boleto?

Boletos fazem parte da nossa rotina, isso é fato. Na maioria das vezes podemos escolher a melhor data para o vencimento. Porém, pode acontecer de esquecermos ou não termos o dinheiro para pagar naquele dia, e agora? Veja abaixo o que acontece se você atrasar o pagamento de um boleto.

O que é um boleto?

Boleto é uma maneira de firmar um compromisso de pagamento entre o comprador (você) e o prestador de serviço (loja). Mesmo que o comprador não tenha conta em banco, por exemplo, ele poderá fazer a compra por meio de um boleto que poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casas lotéricas. Algumas lojas podem até dar descontos para quem faz o pagamento assim, pois isso ajuda no caixa da empresa.

Vencimento do boleto

Quando você faz uma compra, seja na internet ou em lojas físicas, você pode optar pelo pagamento no boleto. Na maioria dos casos o vencimento acontece dentro de uma semana após a compra. Contudo, dependendo do serviço você pode escolher o melhor dia para pagamento, assim controla suas finanças.

Quando se trata de um pagamento recorrente, como um carnê de loja com vários boletos, é normal que você escolha o melhor vencimento. Assim, evita atrasos e cobrança de juros. Por outro lado, se você fez uma compra na internet e isso gerou apenas um boleto, o vencimento pode ser para os próximos dias. Nessa última situação, se você não pagar o boleto a compra é cancelada.

Embora os boletos sempre sejam emitidos por um banco, a maioria pode ser paga em qualquer banco ou em casas lotéricas, desde que dentro do vencimento. Após o vencimento acompanhe a regra que vem escrita no campo Instruções:

Exemplo de boleto bancário

Pode acontecer de ser cobrada uma multa por dia de atraso, de ser cobrado juros ou até ser cancelado. Fique atendo às informações descritas nesse campo, caso você atrase o pagamento.

O que acontece se eu não pagar um boleto?

Dependendo do tipo de boleto a multa ou consequência é diferente. Veja abaixo os tipos de boletos e o que acontece se não pagar cada um deles:

  • Contas de Luz, Água, Telefone, Internet, TV ou Gás

Nesses casos as empresas têm um compromisso de prestação de serviços com você. O pagamento garante que o serviço continuará ativo na sua residência ou empresa, o não pagamento pode acarretar multas, suspensão do serviço e até processos. Leia no boleto as consequências do atraso no pagamento, assim você evita ter o serviço suspenso.

Caso o atraso aconteça, entre em contato com a empresa e verifique se você pode pagar com o mesmo boleto. O acumulo de boletos atrasado pode ser pior e você terá que fazer um acordo de pagamento para quitá-los.

  • Compras na internet

Comprou algo na internet e não pagou o boleto? Seu pedido será cancelado pela loja. Caso queira o produto ou serviço, terá que fazer nova compra. Não pagar o boleto nesses casos não ocasiona multas, geralmente.

  • Não paguei o IPVA, e agora?

Caso o IPVA não tenha sido pago, você não poderá licenciar o veículo. Nesse caso, você corre o risco de ter o veículo apreendido e seu nome negativado. Ao passar do prazo você receberá uma carta via Correios, indicando sobre o prazo para regularizar a situação. Portanto, não perca as datas e guarde o dinheiro para evitar maiores problemas.

  • Pagamento das parcelas do empréstimo pessoal

Fez um empréstimo e não pagou o boleto da parcela? Multas podem ser cobradas e você pode ter seu nome negativado. É importante que não atrase (ou regularize o quanto antes) as parcelas, evitando a negativação do seu nome e a queda no seu score.

  • Parcela do cartão de crédito

Deixou a parcela do cartão atrasar? Esse valor será somado à próxima fatura com o acréscimo de 12% de juros. Essa taxa é uma das mais altas do mercado, por tanto fuja dela! Além disso, seu limite do cartão pode estourar e você ter o cartão bloqueado. Fique atento, o cartão de crédito pode ser uma bola de neve.

Existem diversas outras situações específicas onde você recebe um boleto para pagamento. O importante é não perder o prazo de pagamento e, caso aconteça, verifique as regras. Ficou com dúvidas sobre o assunto? Manda mensagem para nós! Adoramos ajudar vocês =)

Siga os nossos perfis nas redes sociais! Instagram | YouTube | Linkedin

Você também vai gostar de ler:

4 momentos em que pegar um empréstimo pessoal pode ajudar

EasyCrédito e OLX: uma nova parceria

A EasyCrédito é segura?

O que é e como conseguir um Empréstimo Consignado?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *