mesa-com-teclado-carteira-caneca-e-frase-cashback

O que é Cashback? Dinheiro de volta para ajudar nas finanças

Isso mesmo! Dinheiro, grana, bufunfa e outros nomes populares. Melhor que pagar um preço justo por um produto ou serviço, só pode ser um desconto ainda maior no preço final, ganhar mais alguma coisa no processo, vantagem numa compra futura ou até mesmo alimentar o próprio sistema de milhas do cartão de crédito com mais pontinhos. 

Alguns podem reclamar que o prazo de validade desses pontos é curto e o sistema de troca pode não ser tão vantajoso assim, dependendo da companhia ou da empresa envolvida. Mas vamos continuar pensando nesse sistema de milhas, agora troque os pontos por um elemento diferente e que todo mundo gosta… Exato! Dinheiro.

+ Como acumular milhas no cartão de crédito

Cashback (se pronuncia ‘quexibéqui’ ) é uma expressão em inglês que quer dizer “dinheiro de volta”. Já pensou em comprar algo e receber parte do valor de volta em dinheiro? Pois então, é disso que se trata o tão atraente cashback. Eu costumo pensar nele como as moedinhas para engordar o nosso porquinho e assim ajudar nas finanças, abater aquela taxinha que precisávamos pagar, um lanche ou até frete de produto comprado online.

gif-porco-de-moedas

Vamos seguindo que eu vou te explicar como isso tudo funciona e citar alguns dos principais nomes do serviço. É dica boa minha gente!

Como funciona?

Os nomes das empresas variam, mas o sistema é bastante parecido. Atualmente existem várias opções de Cashback, uma das mais comuns é a que o interessado precisa pedir um cartão de crédito e se cadastra no programa da empresa que promove essa devolução. Mas também existe o sistema em alguns sites e app (aplicativo), que você apenas precisa se cadastrar, criar um perfil e eles te oferecem ofertas variadas de cashback para os serviços parceiros. 

Alguns desses programas, tanto de cartão de crédito como aplicativos, possuem regras específicas. Por exemplo:

  • Quantos reais vão ser devolvidos em cada compra;
  • Onde o valor final vai ser depositado;
  • Quais lugares se pode comprar e receber dinheiro de volta;
  • Tempo para o retorno do dinheiro e um valor mínimo que precisa ser acumulado antes de pedir o cashback;

Certamente uma dúvida que pode aparecer é de onde vem a verba para devolver o dinheiro. O segredo estão nas parcerias, minha gente

Em troca de divulgar a loja física ou virtual na própria plataforma (site ou app) a empresa responsável pelo cashback recebe uma compensação financeira. E é justo isso que é fonte da devolução de parte do que foi gasto por você.

Quem pode oferecer o Cashback e como sei se vou ter o dinheiro de volta mesmo?

Normalmente o cashback pode ser uma das vantagens concedidas pelos cartões de crédito. Mas esse benefício pode ser praticado em outras situações e por outras empresas. Por exemplo, estabelecimentos independentes que criam regras específicas para estimular o consumo e o retorno das pessoas outras vezes, como uma forma também de fidelização.

Por isso pode acontecer em postos de combustíveis, supermercados, restaurantes e outros tipos de loja oferecem o dinheiro de volta em cada compra, de forma direta ou indireta, com descontos generosos na próxima vez que o cliente cadastrado voltar e consumir com eles.

Que cuidados precisam ser tomados?

É importante lembrar, que se a compra foi feita online vai demorar um tempo para negociação ser aprovada e ainda uma espera para as moedinhas de fato chegarem na sua conta.

Já se o processo acontecer em uma loja física o comerciante precisa usar a maquininha específica do programa. Quando o cartão é passado lá, o crédito já é direcionado pra conta cadastrada para receber de volta o dinheiro. Mas cuidado, liberação também depende da transação ser aprovada depois.

Como tudo que envolve dinheiro e negociação, nem precisa falar o quanto é importante: pesquisar, comparar opções e refletir. Assim você avalia a melhor forma que atende as suas necessidade e hábitos individuais.

Mas não custa lembrar de uma coisa, né?! Não compre sem necessidade ou sem pesquisar, só pensando no dinheiro de volta. É furada! Ou então as moedas para o porquinho engordar não vão fazer sentido se você fizer isso. Combinado?

Via giphy

Principais pontos

As principais empresas ligadas ao cashback trabalham de uma maneira parecida. É preciso ter um gasto mínimo ou ter acumulado uma certa quantidade de grana para fazer o resgate e transferir o valor devolvido. 

Todos que utilizam bastante o cartão de crédito, que sabem de lojas físicas que possuem esse sistema ou compram online, podem se considerar compatíveis e utilizar o Cashback. Afinal essas operações que provocam efeitos na sua carteira, vão se tornar benefícios diretos ou vantagens (descontos)

Os que engordam o porquinho

Agora, vamos que vou mostrar alguns dos principais nomes quando o assunto é te devolver um dinheirinho:

1. Beblue
  • Funciona somente com lojas físicas parceiras.
  • Existe opção do cartão de crédito também mas você precisa ter um cartão específico da Beblue e apenas uma conta deles pra receber de volta.
  • Precisa de um primeiro carregamento (valor mínimo de R$ 20 e 0,3% disso já volta em forma de saldo de cashback).
  • Se você participa do programa de ponto Multiplus, é possível transformar os pontos em cashback
2. Pic Pay
  • Uma das maiores fintech de pagamento do Brasil;
  • Possui diversos serviços como: pagamento de boleto, recarga de celular e cartão de transporte, transferências, armazenamento de dinheiro, crédito para jogos etc.;
  • Para universitários: 10% de cashback  na recarga de celular uhuul, recarga de cartão de transporte, compra de crédito para serviços e pagamento por QR em lojas parceiras.

O PicPay envia notificações para o seu aplicativo falando sobre a oportunidade que você pode aproveitar de cashback. Entretanto elas variam nas porcentagens e nos serviços escolhidos para o dia.

3. Méliuz
  • Um dos pioneiros no tema no Brasil, com as primeiras iniciativas lá em 2011.
  • São 1600 lojas online parceiras e outras 2500 lojas físicas em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Brasília e Goiânia.
  • Não cobram anuidade ou outra tarifa pelo cartão de crédito e ainda garante cashback de até 0,8% em todas as compras. Se for com uma empresa parceira o cliente ganha outro 1% de cashback além dos 0,8% já aplicado antes.

Opção pelo site ou app: Se você não tem o cartão ou não quer mais um cartão. Lembra das 1600 lojas online que eu falei ali em cima? Então, se entrar no site deles você pode instalar uma extensão no seu navegador que te alerta todos os sites que eles tem cupom de desconto e cashback.

Tanto para o cartão de crédito quanto para apenas a conta no programa de pontos, o valor mínimo para resgatar é R$20

4. AME
  • É um aplicativo de pagamento por QR code.
  • Você ganha cashback comprando na Americanas.com, Shoptime, Sou Barato, Submarino e lojas parceiras.
  • Possuem também serviços de recarga e compra de serviços.
5. Mooba
  • Tentam ter como parceiros somente empresas com boa reputação no site ReclameAqui.
  • Além disso, oferecem isenção de anuidade nos primeiros 12 meses de uso.

Gostou das informações? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais.

banner-easycredito-dinheiro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *