xicara-de-cafe-anotações-controle-de-despesas

7 Dicas para o Controle das despesas do dia a dia

Tirar um sonho do papel ou cumprir uma meta quase impossível pode não estar diretamente ligado a ter ou ganhar muito dinheiro. Antes de tudo é preciso se organizar, ou melhor, controlar suas despesas. Saber para onde quero ir, por que e como vai fazer isso, suas metas.

É claro que o dindim ajuda bastante, mas não adianta nada você receber um bom salário e não conseguir chegar no fim do mês com a conta no azul, não é mesmo? Da mesma forma, não faltam exemplos de pessoas que conseguem verdadeiros milagres no controle de despesas sem ter tanto orçamento assim.

Mas sabe qual o principal aliado para o caminho ser menos sofrido? Você! Isso mesmo, você, eu, a pessoa que traçou aquele objetivo e quer conquistá-lo. Determinação meu povo!

voce-no-controle-das-despesas

+ Entenda como funciona o EasyCrédito

E como isso acontece?

Não existe mágica nem milagre. O processo é contínuo e precisa de um passo depois do outro. Antes de subir o primeiro degrau é importante se conhecer de verdade. Porque você não pode esquecer que os boletos continuam chegando e não pode ignorá-los para só pensar no projeto mais desejado.

Gerenciar bem as despesas é parte desse plano. Como mudar o salário, conseguir uma promoção ou trocar de emprego não acontece todo o mês, vamos nos concentrar nos gastos.

Vamos começar nesse desafio de analise das nossas despesas. Para isso temos 7 dicas para controle das despesas do dia-a-dia para você analisar as que se adequam a sua realidade e colocar tudo em prática. Mas antes de tudo precisamos olhar 2 pontos importantes.

1º – Como estou?

Em primeiro lugar as perguntas: Meu mês já começa com saldo zero ou negativo? Se tenho alguma dívida acabo com ela só apertando o cinto ou preciso de mais ajuda?

analisando-as-proprias-despesas

Aqui só não vale usar o cheque especial ou parcelar a fatura do cartão de crédito. Fuja das inimigas número 1 da saúde financeira. Se você quer apagar o fogo não vai dar certo jogar álcool, pois é o que acontece com os juros rotativos.

E para não estragar tudo antes mesmo de começar, que tal negociar um parcelamento maior ou encontrar um crédito com juro mais baixo?

2º –  Anotar todo o ganho

Sei de verdade quanto ganho por mês e quanto vem para minha conta? A armadilha da vez é a diferença entre salário bruto e salário líquido. Bruto é o valor oficial de quanto ganho por mês. Líquido é o que vem para conta depois dos descontos com INSS, vale transporte, plano de saúde e outros benefícios.

Outra preocupação e uma informação que vale lembrar: O limite do cheque especial não faz parte do que você tem para gastar! Ou seja, entenda que a grana não é sua e a regra do banco é simples. Usou, pagou. E o pior, pagou com juros e correção monetária, caro!

+ Saiba como aumentar a renda ou ganhar dinheiro sem sair de casa

Vamos logo para o controle das suas despesas!

Depois da contextualização, vamos ao que interessa: as 7 dicas!

(Auto)Conhecimento

Para saber quanto você gasta é preciso listar tudo que faz. Isso pode ser feito de muitas formas: um caderninho; uma planilha pronta só para preencher, em um arquivo que eu você mesmo criou; ou uso da tecnologia e recorrendo aos apps (aplicativos). E aí você tem um leque de opções para escolher. 

Só que quase todos te obrigam a fazer os lançamentos manualmente ou não reúnem todas as informações na mesma tela, tudo consolidado. E o pior: só 2% das pessoas que usam planilha tem a disciplina para atualizá-la com a frequência necessária. Se você não está dentro do grupo seleto que lembra de alimentar. Você pode apostar em apps, que registra tudo que você precisa.

Além da lista

Nós seres humanos somos muito visuais e por isso é tão importante deixar visível as despesas e dividir cada atividade em uma categoria específica. Trazendo para vida o cotidiano, é como separar as roupas. Uma gaveta pra meia, outra para camisetas, uma terceira com roupas íntimas. 

Se coloca tudo junto pode se perder e não achar nada quando está com pressa. Com as finanças não é diferente. Se meu sistema é bom, consigo identificar as contas com a casa, o que pago com transporte, alimentação, saídas no fim de semana e com as compras pessoais, fica melhor para você agir no momento que precisar cortar alguma despesa.

+ Veja 5 direitos que você tem no banco e pode não saber

Lei da compensação

Cada pessoa é de um jeito, tem as suas prioridades e realidades. O que funciona comigo, pode dar muito errado com você. Então, precisamos saber que cada escolha tem consequências, mas se as aceito e consigo passar por elas, sem problema. 

Logo, se gosto de conhecer restaurantes, posso compensar gastando menos com transporte e meu orçamento continua ok. Por isso a importância de deixar cada conta em uma categoria.

Portanto desse jeito você consegue bater o olho e jogar recursos de um lugar para outro, sem perder a visão do todo, nem sacrificar o que gosta ou criar dívidas sem fim. Somente utilizando o controle das suas despesas diária.

pago-a-vista-controle-despesas
A arte de negociar

Antes de pagar ainda é possível chorar um desconto. Se pago à vista e em dinheiro, por que não lembrar o comerciante que ele também se beneficia disso? Afinal, se ele receber no cartão ou à prazo não vai ter todo o dinheiro naquele momento. E para antecipar ele terá que pagar taxas.

Quando mais de uma pessoa consome um produto uma solução pode ser a compra coletiva em uma rede atacadista ao invés do supermercado. Em algumas situações a grana economizada pode valer a pena.

+ Seguro de vida: Como funciona e vale a pena investir?

Adote as pesquisas

No Brasil um mesmo produto pode ter uma diferença muito grande de preço, dependendo da situação. Uma bebida pode ser bem mais barata no supermercado e ser bem mais cara numa balada. 

O exemplo foi extremo, mas serve de alerta. Antes de finalizar a compra vale verificar quanto o concorrente daquela loja cobrou. A internet pode ajudar com sites que comparam de tudo sem nem precisar sair de casa.

Ser criativo ou diminuir a frequência

A ida ao cinema em um sábado a noite, pode custar mais que a entrada na sala. Depois de sair de casa, você pode ter que bancar o estacionamento do shopping e se for comer vendo o filme teria a pipoca ou o lanche enquanto assiste.

Mas se a conta final pesar fazendo isso toda semana, posso fazer o pacote completo a cada 15 dias e quando ficar em casa assistir filmes por streaming. Ou continuar indo toda a semana, porém levando um lanchinho de casa ou comprando em outro lugar que não seja da rede que exibe o filme e assim manter controle das despesas.

Ter alternativas em mente

Produto muito caro, mas muito mesmo? Será que ele é tão único assim, ou pode ser substituído por outro que faz quase tudo que ele faz? A lógica pode ser aplicada na vida amorosa, com o transporte via Uber, táxi, 99, as variedades de um alimento, uma marca de roupa.

No momento que vivemos não precisamos mais ser reféns de apenas uma marca, apenas uma solução – temos poder de escolha – e o melhor, alternativas.

Gostou dos métodos? Você já coloca algum em prática? Conta para a gente nos comentários e compartilhe o conteúdo nas redes sociais 😉

banner-blog-seu-credito-na-palma-da-mao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *