Seguro-Residencial

Seguro Residencial: O que observar ao contratar?

Alguns cuidados fazem toda a diferença na hora de contratar um seguro residencial. Confira dicas práticas para não errar! 

Um seguro residencial é uma ferramenta valiosa para quem quer proteger seu patrimônio e garantir tranquilidade no seu dia a dia. As principais vantagens incluem a facilidade para realizar manutenções gerais e a proteção contra roubos, por exemplo.

Mas afinal, como garantir a escolha certa na hora da contratação?

Foi pensando nisso que criamos este blog post especial sobre o assunto. A seguir, você verá tudo o que precisa saber antes de contratar um seguro residencial — desde os critérios que merecem atenção na escolha da seguradora até detalhes do contrato que não podem passar batidos. Confira!

Entenda as demandas da sua família

Os aspectos de um seguro residencial podem variar bastante. Por isso, o primeiro passo é identificar exatamente quais são as suas demandas. Isso inclui as características da sua casa, a rotina da sua família, a presença ou não de itens de valor elevado, o que você espera da seguradora, qual seu orçamento familiar etc.

A própria região onde você mora deve ser levada em consideração. Se as chuvas são muito frequentes ou se há um rio por perto, por exemplo, pode ser necessário um seguro contra alagamentos.

Já se o problema é a violência e a criminalidade na área, uma proteção contra roubos e assaltos tende a ser prioridade. Coloque essas questões na balança para que o seguro ajude você a alcançar os seus objetivos.

+ Seguro de vida: Como funciona e vale a pena investir?

Faça uma pesquisa de mercado

Tendo em mente aquilo que você deseja encontrar, é hora de comparar as opções. Existem diversos tipos de seguro residencial, muitos deles similares. Contudo, um erro comum é levar em conta exclusivamente o valor de cada um. Essa falha pode gerar dores de cabeça enormes no futuro.

Um seguro residencial é, em primeiro lugar, um serviço que exige comprometimento e qualidade por parte da empresa que atende sua família. Portanto, faça uma pesquisa de mercado, compare as alternativas e dê atenção especial à reputação de cada instituição.

Ouvir o que os clientes atuais têm a dizer no ReclameAQUI , no site e nas redes sociais da própria seguradora são boas estratégias. Esse tipo de cuidado ajuda a evitar golpes financeiros, por exemplo.

Compare os valores

É sempre válido lembrar que existe a possibilidade de negociar o valor, caso o serviço seja muito personalizado. Busque uma opção coerente com suas demandas e, principalmente, alinhada a uma marca com credibilidade e bem-estabelecida no mercado.

Sendo assim, não deixe de comparar os valores entre as seguradoras não apenas para listar as alternativas mais em conta. Um fato que nem sempre recebe a devida atenção é que a comparação de preços ajuda a identificar eventuais golpes ou serviços de má qualidade.

Se há um preço médio praticado pelas seguradoras, e uma suposta empresa oferece um seguro residencial muito mais barato, desconfie.

Forneça as informações de maneira precisa

Ao contatar uma seguradora ou instituição financeira, procure levantar informações sobre os tipos de serviço oferecidos, dando atenção especial ao atendimento.

É fundamental que você tenha uma equipe à sua disposição em diferentes canais (telefone, redes sociais, site etc.) para tirar suas dúvidas e receber suas solicitações do serviço. A transparência é um diferencial importante aqui.

Será então requisitado que você forneça uma série de informações para a elaboração do plano. Preencha o formulário com atenção para não esquecer fatores geradores de problemas futuros. Esses dados ajudam a seguradora a oferecer um plano mais adequado às suas exigências.

Consequentemente, o resultado também influenciará o custo do seguro — e o controle financeiro que você desenvolverá com sua família para manter em dia o pagamento das contas.

+ 5 Motivos para Financiar um Carro

Leia o contrato detalhadamente

Feito um primeiro levantamento do seguro desejado, leia atentamente o contrato. Todas as cláusulas referentes à cobertura devem ser conferidas para você obter a certeza de que suas demandas serão atendidas.

A título de exemplo, dois itens que podemos destacar são a carência e os valores de indenização. São questões que impactam o valor real pago pelo seguro. Além disso, os valores indenizatórios precisam ser coerentes com as características do seu imóvel e dos seus bens em geral.

Confira as possibilidades de cobertura adicional

Além do plano básico, algumas seguradoras oferecem uma cobertura adicional para atender a necessidades mais específicas. O que a maioria cobre é o seguinte:

  • queda de raios;
  • seguro contra incêndio;
  • explosão e implosão.

Já os itens adicionais estão relacionados àquilo que mencionamos no início do texto, os fatores que formam seu perfil específico de segurado. Dentre eles, podemos destacar:

  • roubo ou furto;
  • seguro para bicicletas;
  • responsabilidade civil familiar;
  • responsabilidade civil para empregados domésticos;
  • seguro contra danos elétricos e eletrônicos.

A melhor combinação é aquela que cobre todos os itens levantados por você e sua família lá no começo do processo. Somado a isso, é interessante verificar de que modo os pontos adicionais da cobertura influenciam o valor final do seguro.

Fique atento, por exemplo, aos descontos promocionais oferecidos para os pacotes mais amplos. Pode ser uma alternativa mais interessante para você adquirir um seguro realmente eficiente. Ao mesmo tempo, vale relembrar que suas demandas iniciais são seu ponto de partida fundamental: não abra mão delas.

Feito isso, certifique-se de acompanhar todos os procedimentos após a elaboração do contrato. Solicite todos os contatos dos canais de atendimento e mantenha à disposição da sua família as informações relacionadas a cada item incluso na cobertura.

Dessa maneira, você adiciona mais um bloco na construção de uma qualidade de vida cada dia melhor.

Com a proteção que você e sua família precisam, a rotina passa a ser mais tranquila e os problemas podem ser solucionados com mais rapidez e facilidade.

São fatores que tornam o seguro residencial um serviço cada vez mais procurado pelos brasileiros. Então, coloque essas dicas em prática na hora de pesquisar o seu e conclua o processo de forma simples e ágil!

Gostou do conteúdo? Então deixe seu comentário e não esqueça de compartilhar com algum amigo que pode ter a mesmas dúvidas.

banner-parceiros-easycredito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *