foto-mulher-pensando-emprestimo-pessoal

Quem pode solicitar empréstimo pessoal?

Qualquer pessoa com mais de 18 anos, que tenha nascido no Brasil, possui CPF ativo, é titular de uma conta bancária e consegue comprovar renda, pode solicitar um empréstimo pessoal.

Entretanto os bancos, instituições financeiras e autoridades reguladoras do país não são tão transparentes sobre o limite máximo de idade para ter acesso ao crédito.

Empréstimo x Idade

As instituições que oferecem crédito pessoal ou com garantias, em sua maioria, costumam estabelecer um limite máximo de idade para liberar o dinheiro. Dessa forma os negócios são fechados com mais facilidade com as pessoas de até 70 anos.

O principal ponto utilizado para limitar essa liberação é de quanto maior a idade maior o risco de não quitar a dívida. Afinal a última coisa que as instituições financeiras querem é alguém que não vai pagar um empréstimo.

mulher-idosa-sorrindo

Atualmente devido a concorrência maior e entrada de outros representantes (como fintechs e bancos digitais), é possível ter acesso ao crédito mesmo tendo mais idade. O único problema disso é a condição, que por causa dos riscos envolvidos na operação os juros podem ficar mais altos. 

+ O que significa Fintech?

Já para o empréstimo consignado (servidor público ou aposentado), uma das condições para liberar o dinheiro é ter menos de 80 anos.

Por que é preciso ter 18 anos e CPF ativo para solicitar um empréstimo pessoal?

Antes de tudo, para autorizar o empréstimo, as empresas costumam checar os antecedentes do solicitante. Essa consulta é uma espécie de proteção, para evitar prejuízos caso o cliente não pague. 

Para as instituições o risco costuma ser menor quando o cliente não tem o nome sujo e quando paga em dia as dívidas assumidas. Entretanto essa possibilidade pode ser quebrada em algum momento, por isso quem está emprestando busca sempre se resguardar.

+ 4 momentos em que pegar um empréstimo pessoal pode ajudar

Selecionar pessoas que podem ser encontradas facilmente (CPF), que realmente são quem dizem ser, além de comprovar condições financeiras suficientes para pagar o empréstimo, é uma forma de garantia para as instituições. Por isso as exigências do cliente ser maior de 18 anos, ter CPF ativo e ser brasileiro.

Dessa forma facilita a execução de ações extremas, como acionar a Justiça em caso de não pagamento. Porque se a pessoa não tiver um documento ou for estrangeira é muito mais difícil.

+ Score: como é calculado e o que fazer para aumentar a pontuação

Documentos necessários para solicitar um empréstimo

Esse raio-x na vida de quem pede um empréstimo continua com uma lista de documentos solicitada

  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda;

Esses papéis, como já falamos, ajudam a confirmar quem está pedindo o crédito, onde ele pode ser encontrado e qual a real capacidade de pagamento.

Depois de analisar, poucos dias – em alguns casos, poucas horas – a empresa concede uma resposta e libera ou não o dinheiro pedido. O repasse costuma ser feito em uma conta corrente pré-indicada pelo cliente. Mas dependendo da empresa que conduz o processo, ela pode sugerir que o destino indicado seja uma conta na própria instituição. Isso pode ajudá-la a aumentar o vínculo com quem pede o empréstimo.

Atenção! NUNCA, em NENHUMA situação, faça depósito antecipado para liberarem seu empréstimo. Isso é golpe!

E quais os cuidados ao solicitar um empréstimo pessoal?

Com o aumento no total de empresas que oferecem crédito pessoal e outros tipos de empréstimo, é importante comparar e buscar sempre a melhor oferta. Além disso a modernização dos sistemas trouxe a facilidade e a possibilidade de fazer essas consultas sem sair de casa.

Hoje, quase todos os lugares onde se pode pedir um empréstimo costumam ter plataformas online. Inclusive, por meio delas é possível enviar documentos e negociar o contrato. Além de poder fazer simulações de juros, valores que podem ser pegos e total da parcela.

É importante ficar atento nos juros que são cobrados e se a empresa costuma ser transparente nesse assunto. Por lei, ela não pode esconder qual será o Custo Efetivo Total do empréstimo (juros acrescidos de todas as outras despesas envolvidas no processo, como taxas e custos operacionais), mas a gente sabe que algumas delas dificultam o acesso a esta informação mostrando de maneira confusa. Isso faz com que o cliente caia para trás quando a parcela chega.

Esse comportamento também vale para quem já fechou um empréstimo. É possível renegociar termos com o gerente, ainda mais se existir uma oferta mais vantajosa. Porque é importante que você saiba que é possível fazer a portabilidade do empréstimo entre instituições. O processo é bem parecido com o que acontece no sistema de telefonia.

+ Conheça a EasyCrédito

Plataforma online para buscar as melhores opções de crédito para você. Em poucos cliques conseguimos mostrar seu perfil para mais de 30 instituições financeiras e entregar as melhores propostas para que você escolha. Confira nosso site 👇

banner-easycredito-solicitar-emprestimo-pessoal

4 comentários em “Quem pode solicitar empréstimo pessoal?”

  1. Já cansei de descadastrar esse site é vcs retornam. Tenho restrição, não estou trabalhando no momento. Então ñ tenho como pagar nada.

  2. Vi que a easycredito faz empréstimo com parcelas de 3 a 240. Gostaria de fazer um empréstimo no valor de 40 mil para quitar outros empréstimos e ficar pagando um só; daria para fazer uma simulação de 40 mil em 120x?

    1. Boa tarde, Sebastião!Tudo bem?

      Realizamos com esse número de parcelas também, porém só para empréstimos com garantia de imóvel.
      Se você tem o interesse em tentar um empréstimo nessa modalidade, basta acessar nosso site para realizar uma simulação.
      👉 http://www.easycredito.com.br

      Caso você já possua cadastro, pode realizar uma nova simulação no perfil selecionando o empréstimo com garantia. Ok?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *