Empréstimo-Consignado-Easycredito

O que é e como conseguir um Empréstimo Consignado?

Algumas vezes, em nossas vidas, é necessário recorrer ao crédito extra para se livrar de dívidas que se acumularam. Há inúmeras opções de empréstimo para assalariados, e uma delas é o empréstimo consignado.

Mas afinal, o que é empréstimo consignado? É o que vamos descobrir agora. 

O que é o empréstimo consignado?

É a modalidade de empréstimo onde as parcelas são descontadas diretamente do contracheque ou benefício do solicitante.

Geralmente, os bancos oferecem essa modalidade a um grupo de pessoas específicas. Vejamos:

  • Servidores públicos ativos, inativos e seus pensionistas;
  • Militares ativos e inativos, bem como aos seus pensionistas. 
  • Os beneficiários do INSS;

Além desse grupo, há ainda algumas instituições que oferecem para funcionários de empresas privadas conveniadas. Para saber se esse é o caso de sua empresa, basta consultar o RH.

+ Quem pode solicitar empréstimo pessoal?

Vantagens do Consignado

A grande atração dos empréstimos consignados é a taxa de juros. Elas são bem mais baixas que outras modalidades. Isso acontece porque como as parcelas são pagas diretamente no contracheque, o risco de inadimplência é menor.

Outra importante vantagem do consignado é o prazo de pagamento. O tempo médio é de 84 meses, mas há instituições que realizam em até 120 meses.

Essa modalidade é uma excelente opção para quem está negativado, porque são analisados vários pontos da capacidade de pagamento e a restrição, geralmente, não é levada em conta.

O crédito fica disponível de forma bem mais rápida, logo a burocracia é bem menor.

Os funcionários de empresas privadas costumam pagar taxas de juros um pouco mais altas, pois eles não têm a mesma estabilidade financeira que um servidor público. Mas, ainda assim, são as mais baixas do mercado.

+ 4 momentos em que pegar um empréstimo pessoal pode ajudar

O que é a Margem consignável do empréstimo?

O valor da parcela não poderá ultrapassar o que chamamos de margem consignável, que é a parte máxima da renda que poderá ser comprometida com o pagamento de empréstimos. No caso, são 30% dos rendimentos do funcionário ou beneficiário. 

Para consultar sua margem consignável é necessário entrar em contato com o órgão ou empresa.

No caso de servidores e pensionistas de órgão públicos, é possível obter essa informação no site onde os comprovantes de rendimentos são disponibilizados. Mas caso haja dificuldades, basta procurar o setor de Recursos Humanos da instituição.

Como solicitar o empréstimo Consignado?

Alguns órgãos públicos e empresas privadas costumam ter convênio com apenas um determinado banco, por isso o primeiro passo é verificar junto ao RH da empresa qual a instituição financeira conveniada. 

Pensionistas e aposentados do INSS ou servidores públicos federais podem solicitar o empréstimo pela Caixa Econômica Federal. Mas há muitas outras instituições que oferecem essa modalidade a esse grupo.

Os bancos têm oferecido facilidades cada vez maiores na hora de oferecer um crédito. Mas os principais documentos solicitados são:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de Residência
  • Número da matrícula o benefício
  • Contracheque ou extrato do benefício.

Em alguns casos, será necessário um token (numeração) gerado pelo órgão ou empresa.

No caso de funcionários de empresas privados, é importante observar que caso este seja demitido, a empresa poderá descontar até 30% do valor da rescisão contratual para quitar a dívida. Porém, é necessário que conste no contrato essa informação.

Se o valor não for suficiente para quitar o débito, o funcionário poderá usar o valor restante da rescisão ou então trocar o consignado por um empréstimo pessoal.

Mas é importante frisar que estas modalidades possuem taxas mais altas. Nessa hora vale negociar com a instituição financeira para que ela mantenha os juros.

E agora que você já tem todas as informações pode decidir se essa é a melhor solução para você. Mas lembre-se de analisar todos os dados da proposta e ter certeza que conseguirá lidar com o valor das parcelas, e assim não comprometer ainda mais seu orçamento.

Esperamos que você faça um bom uso dessas informações e as compartilhe com algum amigo que também necessite conhecê-las.

banner-parceiros-easycredito

3 comentários em “O que é e como conseguir um Empréstimo Consignado?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *