Como Recuperar Crédito na Praça

Minhas contas estão pagas, mas não consigo crédito na praça. O que devo fazer?

Com a atual crise econômica e o desemprego no Brasil fica cada vez mais difícil pagar as contas. Na última pesquisa realizada em abril de 2016 pela SCP Brasil, há 59,2 milhões de brasileiros inadimplentes, ou seja, quase 40% da população com idade entre 18 a 95 anos está com alguma dívida.

Para quem está no vermelho é muita dor de cabeça, mas para quem consegue pagar as contas é um alivio. Depois de 5 dias da dívida quitada o seu nome deve ser retirado dos registros negativos. Se o seu nome não foi limpo até esse prazo, pode recorrer ao órgão de defesa do consumidor.

Mas os problemas podem voltar quando o ex-endividado procura retomar crédito na praça e conquistar novamente a confiança no mercado. Nesse caso, muitos estabelecimentos recusam-se a oferecer crédito a quem teve dívidas no passado. Pode não parecer uma tarefa simples, mas nós vamos te ajudar a resolver esse problema.

Como fazer para que o mercado volte a confiar em mim?

O primeiro passo é conferir se toda a sua dívida com a empresa foi quitada e pedir um comprovante das mensalidades de dívidas pagas para não correr os riscos em o estabelecimento dizer que você não pagou. É importante também, verificar os dados do seu CPF junto à Receita Federal. Muitas vezes algum erro na receita pode impedir o credor de abrir novos créditos.

É importante também verificar a sua situação com o banco e no cartório. Se o que promoveu a negativação do nome foi um título de protesto. O consumidor deve comparecer até o cartório e apresentar o comprovante de quitação da dívida. É preciso verificar todos os órgãos para saber se eu seu nome está limpo. Assim você vai garantir crédito novamente e poder realizar novas compras.

Como melhorar o perfil de crédito agora que não sou mais negativado?

Muitas empresas ao procurar abrir crédito para o cliente, analisa o seu score. Score é um sistema que calcula a probabilidade de você não pagar a dívida. Se você teve alguma dívida registrada nos bureaus de crédito (Serasa, SPC, Boa Vista, Etc.), ou qualquer tipo de negativação, essas informações ficam armazenadas. Elas podem ser prejudiciais na hora que melhorar seu crédito.

O score vai de 0 a 1000 e é calculado a cada três meses. Quanto mais próximo de 1000 melhor para você retomar o seu perfil de crédito. Mas para conseguir uma maior pontuação é importante que todas as informações juntas ao Serasa estejam atualizadas. Se você tem diversas contas em seu nome garanta que todas elas estejam pagas em dia. O sistema leva em conta dívidas comuns pagas corretamente, como de água, luz, aluguel, entre outros.

A sua pontuação e perfil podem melhorar com esses pequenos passos. É importante não acumular mais dívidas. Caso ainda esteja endividado procure fazer uma negociação com a empresa e garante o retorno da confiança no mercado para ser um consumidor ativo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *