Conta Digital Banco Pan

Casal Economizando Dinheiro

4 dicas valiosas de como economizar dinheiro

De acordo com a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor – realizada no final de 2014 pela Confederação Nacional do Comércio (CNC) – cerca de 63,3% da população brasileira encontra-se endividada, seja por conta de empréstimos ou contas de consumo em atraso. Apesar de muitos brasileiros já conhecerem o caminho do sucesso quando o assunto são as dívidas, o descontrole ainda é notório.

Visando auxiliar esta grande parcela de brasileiros, selecionamos 4 dicas valiosas de como economizar dinheiro. As dicas são direcionadas tanto a quem busca criar apenas uma reserva financeira como também àqueles que desejam conquistar a casa própria, o carro novo ou a viagem dos sonhos. Vamos conferir?

1. Estude o orçamento familiar

Antes de traçar estratégias de poupança, é necessário entender, exatamente, o funcionamento do orçamento familiar. Dedique um mês, exclusivamente, ao controle de todos os gastos da família, desde a compra da pizza no final semana aos cafézinhos perdidos no meio da tarde. Com estas informações em mãos, será bem mais simples iniciar a mudança na rotina financeira da casa.

Uma boa opção é guardar as notas fiscais, comprovantes de compra e, até mesmo, os comprovantes do cartão de crédito ou débito. Na falta de comprovantes, anote os dados em uma caderneta.

2. Distribua os ganhos, categorize as despesas

Com o valor total de gastos em mãos, bem como os créditos, monte a sua estratégia de economia. Divida as despesas de acordo com a categoria: será bem mais simples saber, exatamente, para onde está indo o dinheiro.

Utilize, como exemplo, o esquema a seguir: 50% para gastos básicos (supermercado, água, luz, telefone, transporte etc.); 20% para as finanças (contas atrasadas, reserva financeira para o futuro etc.); 15% para lazer e lifestyle (cinema, salão de beleza, passeios etc.), e assim por diante.

3. Concentre as contas em débito automático, com vencimento no mesmo dia

A grande dificuldade para quem está precisando economizar dinheiro é separar o dinheiro necessário para quitar as contas, daquele utilizado para lazer e luxos. Um método que facilita, e muito, este processo, é organizar os vencimentos para a mesma data e, se possível, todos em débito automático. Assim, o dinheiro retirado da conta será, exatamente, o necessário para cobrir as despesas, sem atrasos ou demais percalços.

4. Dê preferência para compras com dinheiro em espécie

Parece ser uma dica lógica, porém, ainda é a armadilha para muitos brasileiros. Quando pagamos uma compra no cartão de crédito, ‘mascaramos’ o gasto, além de empurrá-lo para 20, 30 ou 45 dias. Quando o pagamento é realizado em dinheiro, temos noção imediata de quanto gastamos.
Fuja do cartão de crédito: caso seja possível, saia de casa apenas com o valor exato que poderá gastar na ocasião. O famoso “contar moedinhas” pode ser uma mão na roda para quem precisa poupar e reduzir gastos desnecessários.
Vale frisar, entretanto, que as dicas citadas somente tornam-se eficazes se o pensamento do consumidor mudar: é preciso querer economizar, colocar esta ideia em prática! Você, que está endividado, está pronto para esta batalha?

Conta Digital Banco Pan

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *