Material Escolar – 5 dicas para economizar nas compras

Pesquisar os melhores preços do material escolar é uma das tarefas dos pais todo começo de ano. A internet ajuda bastante, mas as escolas solicitam cada dia mais ítens específicos, determinam marcas e a lista vai aumentando. Nesse momento, é importante seguir as três dicas valiosas que separamos para você não se perder nas compras:

Pesquise os valores para a compra de material escolar

É importante que você faça uma pesquisa prévia de valores, marcas e lojas para comprar material de escola. A comodidade pode fazer com que você vá em uma só loja, porém é importante buscar mais de uma opção. Para ajudar, verifique a tabela que preparamos para você! Você pode fazer uma planilha, colocar o material solicitado pela escola, as opções de marca, valores e as lojas. E importante você ter controle, pois a diferença de preços pode variar até 457,14% no mesmo produto. Segundo uma pesquisa realizada no início de 2017 pela Fundação Procon – SP, sobre compra de material de escola.

1 – Faça uma tabela
2 – Preencha a coluna DESCRIÇÃO com os ítens de material escolar solicitados pela escola. Atente-se que algumas coisas podem ser reutilizadas dos anos anteriores, o que garante uma economia antes mesmo de começar a comprar.
3 – A coluna MARCA é opcional, já que podem haver ítens sem uma marca específica. Em QUANTIDADE, coloque quantos ítens a escola solicita e verifique a necessidade de todos.
4 – Em VALOR UNITÁRIO você coloca quanto custa cada unidade do material, ou seja, se você for comprar um pacote com 3 borrachas, coloque o valor de cada uma. Assim fica mais fácil comparar se é vantajoso comprar unitário ou um pacote com mais unidades.
5 – Já em VALOR TOTAL a planilha calcula para você quanto custará mais de um item, no caso da lista de material de escola pedir mais de um.
6 – Em LOJA coloque o nome da loja onde o item da lista de material de escola foi pesquisado, importante colocar o link (caso seja uma loja online), assim fica mais fácil para você na hora da compra.

Durante a compra

Você já sabe onde vale mais a pena comprar material de escola, já viu quais itens é melhor comprar online e outros será necessário ir até a loja. Nesse momento verifique que algumas lojas oferecem pacotes com mais produtos, o que pode ser vantajoso. Mesmo que o não use todas as borrachas brancas, por exemplo, é um item que compensa comprar no atacado. Importante ter o controle do que está comprando a mais da lista, assim você economiza para os próximos anos. Em lojas físicas, caso sua compra seja grande, é possível até pedir desconto. Se preferir parcelar, verifique se não haverá juros e assim, mantem a vantagem de ter pesquisado os melhores preços.

Atenção!

Outro ponto importante é evitar levar a criança na compra. Assim, você evita comprar produtos temáticos e com personagens. Você não precisa comprar todos os cadernos ou blocos de fichário com o nome do personagem favorito. Compre algumas unidades, assim a criança intercala o uso. Compre adesivos para personalizar cadernos, por exemplo, que podem funcionar para deixar o material escolar a gosto do aluno.

Após a compra

Sabemos que crianças, sobretudo os pequenos, têm facilidade de perder ítens pequenos. É normal, dado que é muita coisa para a criança cuidar. Para facilitar essa tarefa (e a sua vida) coloque o nome da criança e algo a mais que a identifique em tudo! Seja o primeiro nome e sobrenome, primeiro nome e nome da professora e até primeiro nome e a série. O que importa é identificar de maneira a evitar a perda. Vale investir em etiquetas com os dados, gravação permanente e até estojos personalizados e bordados. Com frequência verifique se estão todos os itens com o seu filho, muitas vezes os materiais se misturam e vão parar em outra mochila.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *